Verdades e Mitos covid-19

O vírus não pode viajar em ondas de rádio/redes móveis?

VERDADE

A COVID-19 está se espalhando em muitos países que não possuem redes móveis 5G. A COVID-19 é transmitido através de gotículas respiratórias quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. As pessoas também podem ser infectadas ao tocar em uma superfície contaminada e depois nos olhos, boca ou nariz. A transmissão não tem nenhuma influência positiva ou negativa das ondas de rádio ou celular.

Expor-se ao sol ou a temperaturas superiores a 25°C NÃO previne a doença por coronavírus (COVID-19)?

VERDADE

Você pode contrair a COVID-19, independentemente do clima ensolarado ou quente. Países com clima quente relataram casos de COVID-19. Para se proteger limpe as mãos com frequência e cuidado, evite tocar nos olhos, na boca e no nariz.

Você pode se recuperar da doença de coronavírus (COVID-19)?

VERDADE

Contrair o novo coronavírus NÃO significa que você o terá por toda a vida.

A maioria das pessoas que contraem COVID-19 podem se recuperar e eliminar o vírus de seus corpos. Se você contrair a doença, certifique-se de tratar seus sintomas. Se estiver com tosse, febre e dificuldade para respirar procure atendimento médico o mais rápido possível. A maioria dos pacientes se recupera graças aos cuidados de suporte.

Conseguir prender a respiração por 10 segundos ou mais sem tossir ou sentir desconforto NÃO significa que você está livre da doença de coronavírus (COVID-19) ou de qualquer outra doença pulmonar.

VERDADE

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são tosse seca, cansaço e febre. Algumas pessoas podem desenvolver formas mais graves da doença como pneumonia. O melhor meio para a confirmação da doença é através de um teste laboratorial. Você não pode confirmá-lo com este exercício de respiração.

O consumo de álcool não o protege contra a COVID-19 e pode ser perigoso.

VERDADE

O consumo frequente ou excessivo de álcool pode aumentar o risco de problemas de saúde e não protege contra a Covid-19.

O vírus da COVID-19 pode ser transmitido em áreas com climas quentes e úmidos.

VERDADE

A partir das evidências até agora, o vírus da COVID-19 pode ser transmitido em TODAS AS ÁREAS incluindo áreas com clima quente e úmido. Independentemente do clima, adote medidas de proteção. A melhor maneira de se proteger contra a COVID-19 é limpar frequentemente as mãos. Ao fazer isso, você elimina os vírus que podem estar em suas mãos e evita a infecção que pode ocorrer ao tocar seus olhos, boca e nariz.

Tempo frio e neve NÃO podem matar o novo coronavírus.

VERDADE

Não há razão para acreditar que o clima frio possa matar o novo coronavírus ou outras doenças. A temperatura normal do corpo humano permanece em torno de 36,5°C a 37°C, independentemente da temperatura externa ou do clima. A maneira mais eficaz de se proteger contra o novo coronavírus é limpar frequentemente as mãos com álcool ou lavar com água e sabão.

Tomar um banho quente não impede a nova doença de coronavírus.

VERDADE

Tomar um banho quente não impedirá que você pegue a COVID-19. Sua temperatura corporal normal permanece em torno de 36,5°C a 37°C, independentemente da temperatura do seu banho ou chuveiro. A melhor maneira de se proteger contra a COVID-19 é limpar frequentemente as mãos. Ao fazer isso, você elimina os vírus que podem estar em suas mãos e evita a infecção que pode ocorrer ao tocar seus olhos, boca e nariz.

O novo coronavírus NÃO PODE ser transmitido através de picadas de mosquito.

VERDADE

Até o momento, não há informações nem evidências que possam sugerir que o novo coronavírus possa ser transmitido através de mosquitos. O novo coronavírus é um vírus respiratório que se espalha principalmente por gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, por gotículas de saliva ou secreção nasal. Para se proteger, limpe as mãos com frequência com álcool ou lave-as com água e sabão. Além disso, evite contato próximo com outras pessoas, mantenha uma distância de 1,5 a 2 metros.

Os secadores de mãos são eficazes para matar o novo coronavírus?

Mito

Os secadores de mãos não são eficazes para matar a COVID-19. Para se proteger contra o novo coronavírus, você deve limpar frequentemente as mãos com um sabonete à base de álcool ou lavá-las com água e sabão. Depois de limpar as mãos, você deve secá-las cuidadosamente usando toalhas de papel ou um secador de ar quente.

Uma lâmpada de desinfecção ultravioleta pode matar o novo coronavírus?

Mito

As lâmpadas UV não devem ser usadas para esterilizar as mãos ou outras áreas da pele, pois a radiação UV pode causar irritação na pele.

Qual a eficácia dos scanners térmicos na detecção de pessoas infectadas com o novo coronavírus?

Os scanners térmicos são eficazes na detecção de pessoas que desenvolveram febre (ou seja, têm uma temperatura corporal mais alta do que o normal) devido à infecção pelo novo coronavírus. No entanto, eles não podem detectar pessoas que estão infectadas mas ainda não apresentaram febre. Isso ocorre entre 2 a 10 dias antes que as pessoas infectadas fiquem doentes e desenvolvam febre.

A pulverização de álcool ou cloro em todo o corpo pode matar o novo coronavírus?

Mito

A pulverização de álcool ou cloro em todo o corpo não elimina os vírus que já estão no corpo. A pulverização de tais substâncias pode ser prejudicial para roupas ou membranas mucosas (olhos, nariz e boca). Esteja ciente de que tanto o álcool quanto o cloro podem ser úteis para desinfectar as superfícies porém devem ser usados ​​sob recomendações apropriadas.

As vacinas contra pneumonia protegem você contra o novo coronavírus?

Mito

As vacinas contra pneumonia, como a vacina pneumocócica e a vacina contra o Haemophilus influenza tipo B (Hib), não oferecem proteção contra o novo coronavírus. O vírus é tão novo e diferente que precisa de sua própria vacina. Os pesquisadores estão desenvolvendo uma vacina contra a COVID-19 e a OMS está apoiando seus esforços. Embora essas vacinas não sejam eficazes contra o novo coronavírus é altamente recomendável a vacinação contra doenças respiratórias para proteger sua saúde.

A lavagem regular do nariz com solução salina pode ajudar a prevenir a infecção pelo novo coronavírus?

Mito

Não há evidências de que lavar o nariz regularmente com soro fisiológico tenha protegido as pessoas da infecção pelo novo coronavírus. Existem evidências limitadas de que lavar o nariz regularmente com solução salina pode ajudar as pessoas a se recuperarem mais rapidamente do resfriado comum. No entanto, a lavagem regular do nariz não demonstrou prevenir infecções respiratórias.